Embora o
feedback no processo de avaliação de desempenho seja direito dos colaboradores
na organização, observa-se que esta prática ainda não é comum de ser vista no ambiente
empresarial de muitas organizações.
Um colaborador nunca
deve oferecer apenas sua força de trabalho para a empresa, seja ela braçal, ou
seja ela intelectual.
Apesar de
parecer um processo simples de ser aplicado, devemos tomar alguns cuidados como,
quando e de que forma e o momento exato em que devemos aplicar o Feedback, seja
ele positivo ou negativo.
O que é feedback?
O feedback nada
mais é do que uma resposta dada a um estímulo como uma maneira de avaliá-lo.
Dentro de uma
organização, isso diz respeito às avaliações de desempenho realizadas com a
equipe, tanto a respeito do que se espera de colaboradores, quanto às suas
expectativas relacionadas à organização.
Costuma-se
dizer dentro das organizações que feedback positivo se faz em público, e feedback
negativo se faz as portas fechadas.
Mas por que
isto?
Vamos entender
melhor o que é Feedback Positivo x Feedback Negativo
FEEDBACK
POSITIVO
Com certeza o Feedback
positivo é o mais aguardado por todos, pois ele exalta os pontos positivos,
como por exemplo um bom comportamento, uma boa entrega de tarefas e atividades diárias,
entre outros
.
.
Isso mostra que
a empresa ou gestor está de olho no seu trabalho diário, isto é, que a empresa
se importa com sua jornada de trabalho.
O Feedback positivo
mostra que a empresa se importa com o seu crescimento, para a empresa isto é
importante para que seus profissionais sejam mais eficientes e produtivos, colocando
assim a empresa na competitividade de mercado atual.
Como se trata
de algo positivo, este tipo de feedback pode ser realizado em público, como em
reuniões com a equipe, por exemplo, assim como através de uma conversa
individual, de um e-mail e até mesmo de uma bonificação salarial, que vai
incentivar ainda mais os colaboradores a manterem o comportamento e as boas
ações em sua rotina profissional.
FEEDBACK NEGATIVO
Apesar da carga
negativa, não deixa de ser um feedback necessário, pois mostra os pontos que
precisamos melhorar, como um comportamento inadequado ou algo que acaba afetando
negativamente o nosso desempenho no dia a dia no trabalho.
Ter esse tipo
de toque, de quem quer seja, desde que realizado de maneira adequada, é
importante, pois acabamos entendendo melhor quais são os objetivos da empresa e
o que ela espera de seus colaboradores. Esse norte contribui para eliminarmos o
que há de errado e para que possamos progredir no ambiente corporativo.
O feedback
negativo é importante, pois ele serve para que haja um alinhamento maior entre
empresa e colaboradores, já que ele ajuda os profissionais a não se desviarem
do caminho que precisam percorrer para realizar um bom trabalho, implementando
as melhorias necessárias em seus comportamentos e na execução de suas tarefas
como um todo, tornando, assim, as suas próprias atuações, bem como os
resultados da organização cada vez mais assertivos.
É importante
lembrar que, como se trata de um tipo de feedback um pouco mais delicado, ou
seja, em que serão apontados os pontos a serem melhorados na performance do
profissional, é essencial que se tenham certos cuidados, para que este não se
sinta mal ou desconfortável. Assim, o ideal é que seja uma conversa em
particular e que se escolha as palavras corretas, que apontem erros e falhas,
mas que ao mesmo tempo incentivem o indivíduo a mudar o comportamento
prejudicial e passe a atuar com assertividade em sua jornada.
continue acompanhando o Blog e confira o que há de novo em Gestão de Pessoas.
Comentários
Postar um comentário